Hoje em dia é cada vez maior o numero de empresas que divulgam seus produtos em Twitter, Facebook, Orkut e diversas outras redes sociais.
Será que basta apenas divulgar o produto e esperar que alguém veja e Retwitte ou clique em like? A ideia em usar redes sociais não é interagir com os clientes? Onde fica a interação da empresa com o cliente? Pensando nisso resolvi escrever este artigo.
Muitas campanhas espalhadas pelas diversas redes sociais fazem muito sucesso, porem outras nem ao menos se tornam conhecidas, e porque isso ocorre? Afinal todas as empresas estão divulgando seus produtos nas mesmas redes, porem porque algumas se destacam e outras ficam no abandono?
Como diria Sherlock Holmes "Elementar, meu caro Watson", enquanto diversas empresas comentem o “erro” de apenas divulgar seu produto, outras empresas vão mais além, criando propagandas que chamam a atenção do cliente.
No meu ponto de vista o ser humano só faz algo quando recebe algo em troca, isso pode ser observado em nossa vida. Um exemplo você estuda porque isso melhorará seu futuro, você conta a outra pessoa algo engraçado que viu, porque te fez rir. O que quero dizer é que não basta por informação somente de venda, “De algo a seu cliente em troca da divulgação”, não necessariamente algo material, por exemplo, publicidades que são engraçadas, as pessoas divulgam para que seus amigos riam, publicidades que emocionem, tente fazer algo que marque seu cliente. Caso você não tenha nenhuma ideia de como fazer isso, use o bom e velho “truque do premio”, de algo de valor insignificativo para empresa (uma empresa de computadores pode ser um pendrive, que não custa nem 20 reais para a empresa, uma livraria doe um livro), quando a pessoa ganha algo em troca ela ira divulgar sua empresa, não crie apenas algo como “Retwitte e siga o Twitter da empresa para ganhar X coisa”, quando isso for divulgado o que estará sendo divulgado não é a empresa e sim o premio.
A melhor maneira seria algo como “Cadastre-se no site da empresa www.xxxxx.xxxx.xxxx e ganhe XxxxxxxXXXxxxx premio cada pessoa que você indica sua chance de ganhar ”. Fazendo isso a pessoa terá que acessar seu site onde irá ver os produtos ou serviços, e ao realizar o cadastro ira “Retwittar automaticamente” porque irá querer aumentar as chances de ganhar algo.
No meu ponto de vista a vantagem de propagandas assim é que caso seja sorteado algo a cada 15 dias ou um mês, a pessoa irá sempre acompanhar o site, o que aumenta a chance dela gostar de algo e comprar algo.
Outra coisa a ser observada é que raramente uma empresa se preocupa em ler ou saber o que seus clientes acham do seu produto ou serviço. Faça enquetes, tente ganhar a confiança do publico e descubra o que ele espera de você, nunca se esqueça de que você trabalha para pessoas e não para maquinas, números nem sempre são tudo, tente ver com olhos humanos como melhorar seu serviço e assim ganhar cada vez mais clientes.

