Na sociedade em que vivemos desde que nascemos sofremos um “Declínio Criativo" imposto pela própria sociedade;
Quando crianças somos seres extremamente criativos conforme o tempo vai passando essa nossa habilidade de "criar, inovar e inventar" vai sendo apagada, pois devemos seguir regras, pensar conforme a sociedade manda. De certo modo isso facilita a convivência em grupo, porem faz com que sejamos cada vez menos criativos e sonhadores.
Porem hoje em dia um dos talentos mais valorizados no mercado de trabalho ou na vida profissional de uma pessoa é a criatividade. A criatividade é a capacidade de encontrar novas maneiras para resolver problemas, ver por um ângulo que ninguém ainda tinha visto e conseguir trazer inovação.
Buscando no passado podemos encontrar varias pessoas criativas, algumas no ponto do de vista seria Leonardo da Vinci (criador do quadro Monalisa, além de ter feitos vários estudo, considerado um dos gênios da humanidade), Thomas Edison (um grande inventor, caso queria saber mais sobre ele clique aqui), ok talvez você pense "mas eles são inventores, gênios da humanidade, o que isso tem a ver com criatividade", a resposta é bem simples, tudo. Eles conseguiram ver de uma maneira de seu povo, inovar ideias, criar algo que estava muito além da tecnologia que estava disponível para eles no momento. Você pode fazer uma pesquisa sobre qualquer pessoa que considere criativa, e ira chegar à mesma conclusão, todas tem algo em comum, Elas sempre tinham algo a dizer, nunca a repetir. 
Hoje em dia as pessoas (cerca de 98% segundo uma pesquisa da NASA) tem a capacidade de repetir, o nível criativo delas para criar algo novo é quase inexistente. Conforme você pode observar na matéria abaixo, retirada do site Criatividade Aplicada.
O DECLÍNIO DA CRIATIVIDADEPesquisa_criatividade
Em 1968, os pesquisadores  George Land e Beth Jarman realizaram uma reveladora pesquisa sobre criatividade com um grupo de 1.600 jovens nos EUA. O estudo se baseou nos testes usados pela NASA para seleção de cientistas e engenheiros inovadores. No primeiro teste as crianças tinham entre 3 e 5 anos e 98% apresentaram alta criatividade; o mesmo grupo foi testado aos 10 anos e este percentual caiu para 30%; aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos.
Estimule sua criatividade, ao contrario do que muitos pensam a criatividade não é um talento nato (obviamente assim como a liderança, tem pessoas que nascem com a capacidade nata) porem qualquer um pode desenvolver essa capacidade. Porem a abordagem de como aumentar sua criatividade fica para um próximo post.
De sua opinião. O que você acha sobre a criatividade no mundo atual?



Categories: , , ,

Leave a Reply